Justo netus at commodo proin habitant. Tempor dictumst cursus torquent magna enim mollis ridiculus.
Nossa Historia – A AEPEB, existe desde 1954, quando surgiu um grupo de companheiros sob a presidência do então Escrivão Túlibio Cardoso Marques Filho, idealista e sonhadores acalentavam um ideal, perseguindo nesses objetivos, fortalecidos pelo entusiasmo e esperança de verem concretizado aquele sonho de fundar uma associação de classe, onde falava mais alto esse desejo. Finalmente numa memorável reunião no dia 04.09.1954, criava-se a então sonhada associação, hoje, denominada – AEPEB Associação dos Escrivães de Polícia do Estado da Bahia. Sem fins lucrativos e sem vinculação político-partidária, a AEPEB tem o objetivo de proporcionar assistência social recreativa, aos seus associados sem deixar, contudo, de preocupar-se também, com as questões ligadas às causas e interesses da nossa classe.
Durante esses 55 anos de sua historia, a AEPEB procurou discutir e abordar assuntos de interesse da classe e sua valorização.
Destacando a função do Escrivão como um profissional tecnicamente especializado e um segmento de fundamental importância no contexto da Policia Civil da Bahia, no mister da formalização dos procedimentos processuais e apuração dos eventos criminais sob a presidência do Delegado de Polícia, tratando-se de um profissional, que desempenha uma gama de atividades e responsabilidades, pois é nas mãos do escrivão que se materializa a Polícia Judiciária.
Apesar do caráter assistencial proporcionado pela nossa querida Associação dos Escrivães, a representatividade da categoria específica dos Escrivães de Polícia, enquanto categoria profissional deixava a desejar posto que com a edição da Lei nº 11.370, de 04 de fevereiro de 2009, a conhecida Lei Orgânica da Polícia Civil da Bahia, pois pela leitura do artigo 51 da norma e que trata das suas atribuições vê-se um rol de atividades que em nada contribui para a valorização profissional já que reduz a importância do trabalho do profissional reduzindo-o a um mero digitador e responsável pela guarda de objetos, armas, valores e procedimentos investigativos, atividades estas que não traduz o grau de responsabilidade e complexidade das tarefas do Escrivão de Polícia, cuja exigência de ingresso na carreira é a conclusão de graduação em curso de nível superior reconhecido pelo MEC.
Diante dessa carência de representatividade nasceu o ideal de transformar a associação em sindicato, entidade com maior poder e legitimidade para representar os interesses dos Escrivães de Polícia enquanto categoria profissional.
E foi assim que o então presidente da Associação dos Escrivães de Polícia, o Escrivão Luiz Carlos de Souza, juntamente com os demais diretores convocaram e realizaram uma assembleia história no dia 06 de junho de 2014, resultando no nascimento do Sindicato dos Escrivães de Polícia do Estado da Bahia – AEPEB SINDICATO.
Ocorre que, em face de uma ação judicial movida pelo SINDPOC, na Justiça do Trabalho – TRT5, o nosso sonho ficou adiado até o dia 31 de julho de 2019, quando por decisão judicial transitada em julgado, em sede de Mandado de Segurança na Justiça do Trabalho – TRT10, o Ministério da Justiça e Segurança Pública homologou o nosso registro sindical, encerrando de vez a controvérsia jurídica, culminando com a nossa VITÓRIA.
Hoje, o Sindicato dos Escrivães de Polícia do Estado da Bahia – AEPEB SINDICATO é uma realidade, sendo o seu primeiro presidente o Escrivão de Polícia Luiz Carlos de Souza.
Por fim, no dia 04 de junho de 2021, foi realizada a eleição para a atual diretoria executiva, sendo eleito para o cargo de diretor-presidente o Escrivão de Polícia Jefferson Barlito Silva Bispo, cujo mandato se encerrará em 06/06/2025, podendo ser reconduzido por mais um quadriênio.
Convallis maximus libero semper montes si blandit ornare ac rhoncus sagittis dapibus. Volutpat neque habitasse congue a semper phasellus dictum vehicula ultricies egestas. Condimentum mus hendrerit elementum tempor molestie.
Aliquam ac ultricies efficitur class lacinia magnis platea bibendum phasellus commodo enim.
Sign up our newsletter to get update information, news and free insight.